4º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos

Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores

Participação de Tainá Reis apresentando o trabalho “Corte de cana: trabalho, gênero e adoecimento”.

4º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. Março/2016. São Paulo, SP.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Arquivo Nacional promovem mais uma edição do Seminário que surgiu com o objetivo de debater os conjuntos documentais mantidos nos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, e incentivar à recuperação e preservação dos arquivos dos trabalhadores e de suas organizações. Para além desse objetivo inicial, o 4º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos coloca como necessária a discussão sobre o direito à memória e à verdade e a questão da justiça e reparação para os crimes das ditaduras no Brasil e na América Latina. Por isso, o tema desta edição é “Memória, Verdade, Justiça e Reparação”.

Na organização do evento estão o Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT, o Centro de Referências Memórias Reveladas do Arquivo Nacional e importantes arquivos e centros de documentação que preservam acervos dos e sobre os trabalhadores e trabalhadoras vinculados a algumas das principais universidades brasileiras: Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da UFRJ (Amorj), Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), os Núcleos de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas e o da Universidade Estadual da Paraíba e o Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre Movimentos Sociais no Campo da UFRRJ. Além desses, também está na organização do seminário o Grupo de Pesquisa Trabalho e Políticas Públicas da PUC-Rio.

O seminário, que está voltado a todos que se interessam pelo mundo dos trabalhadores, seus arquivos, sua história e memória, acontecerá entre os dias 08 e 10 de junho, no Sindicato dos Químicos de São Paulo e terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Já estão abertas as inscrições e a chamada para a apresentação de trabalhos para aqueles que desenvolvem ou desenvolveram projetos/atividades na temática do evento e queiram compartilhar suas experiências.

Todas as informações sobre como inscrever trabalhos e participar do seminário estão no site exclusivo do evento: http://seminariomundodostrabalhadores.cut.org.br .

Fonte: Central Única dos Trabalhadores (CUT)