Profa. Dra. Maria A. Moraes Silva (UFSCar)
Durante as últimas sete décadas, milhares de pessoas, negras e pardas, provenientes dos estados do nordeste e do norte de Minas Gerais, labutaram nas terras paulistas, produzindo sua história laboral, cuja face está sendo apagada. Na contramão deste apagamento, nasceu a ideia do repositório Vozes e Memórias, cujo objetivo é reconstruir o passado, desdobrando-o e trazendo-o ao presente, por meio das vozes silenciadas e das memórias ocultadas. O repositório é um riquíssimo acervo, constituído de cerca de mil horas de entrevistas realizadas por mim nos muitos “sertões” do país e nas plantações em São Paulo, no período de 1983-2017, que será disponibilizado em domínio público. O repositório busca evitar o processo de memoricídio e relatar duas experiências: a) das vidas talhadas com as mãos nos campos paulistas; b) da construção de inúmeros caminhos de pesquisas, orientados pela metodologia da história oral e pela práxis alicerçada pela busca de um mundo com justiça social
gia da história oral e pela práxis alicerçada na busca de um mundo com justiça social.
Maria Aparecida de Moraes Silva. É Doutora em Sociologie du Dévéloppement (IEDES) pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), docente permanente do PPGS-UFSCar e coordenadora do Repositório.
Leandro D’Agostino. É doutor pela USP em Ciência da Computação. Diretor Executivo da Aptor Software e Desenvolvedor do Repositório.
08 DE JUNHO DE 2022
ÀS 10:30 HORAS (HORÁRIO DE BRASÍLIA)
Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do PPGS (UFSCar):
https://www.youtube.com/channel/UCifnwpfH3_CxP4dbS3D6qWQ