logo
logo

106 anos do genocídio armênio

O vídeo Somos todos armênios – 106 anos do Genocídio Armênio traz relatos de descendentes dos sobreviventes do que seria considerado o primeiro genocídio moderno.

No dia 24 de abril de 1915, o governo otomano (território da atual Turquia) executou cerca de 250 intelectuais e líderes comunitários armênios. A data marca o início de ataques que ceifaram, até 1923, 1,5 milhão de vidas armênias. Além dos brutais assassinatos, os armênios foram deportados – por meio de uma travessia do deserto – para a Síria. Foram submetidos a roubos, privação de água e alimentos, estupros e massacres periódicos.

Até os tempos atuais, a Turquia nega o genocídio. Em 2020 se iniciaram novos ataques contra a população armênia, executados pelo governo do Azerbaijão, mas resultado da política expansionista de Recep Tayyip Erdogan, atual presidente da Turquia.

Rememorando para resistir,  a Abdallah Produções e o Conselho Nacional Armênio da América do Sul – CNA Brasil, produzem o vídeo. Assista abaixo:

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.