logo
logo

(2006-2009). Tecendo a política. Itinerários de participação política de mulheres em movimentos sociais contemporâneos na Argentina.

Tese de doutorado de Adriana Marcela Bogado
Orientadora: Maria Aparecida de Moraes Silva
Financiamento: FAPESP

Resumo: A pesquisa dedicou-se ao estudo da participação política de mulheres em movimentos sociais da Argentina contemporânea, a partir da reconstrução de suas trajetórias de vida sob a ótica de suas experiências e memórias. Em um contexto de crise, consequência do modelo neoliberal implementado, os movimentos sociais apresentam-se como espaços fundamentais da luta política e, ao mesmo tempo, de construção de alternativas culturais, sociais, políticas e econômicas. Na relação com essas organizações, os itinerários de participação política se desenrolam e/ou potencializam, contudo, identificamos um processo de invisibilização da participação feminina. Assim, nesta pesquisa, analisamos essa participação com vistas ao entendimento de fatores e práticas que geram exclusão e que favorecem seu desenvolvimento, identificando a existência de limites e as diversas possibilidades para a atuação política de mulheres.
Palavras-chave: Movimentos sociais – Gênero – Participação política – Memória – Argentina

Resumen: Esta investigación se dedicó al estudio de la participación política de mujeres en movimientos sociales de Argentina contemporánea, a partir de la reconstrucción de sus trayectorias de vida desde el punto de vista de sus experiencias y memorias. En un contexto de crisis, consecuencia del modelo neoliberal implantado, los movimientos sociales se presentan como espacios fundamentales de lucha política y, al mismo tiempo, de construcción de alternativas culturales, sociales, políticas y económicas. En la relación con esas organizaciones, los itinerarios de participación política se desarrollan y/o potencializan, sin embargo, identificamos un proceso de invisibilización de la participación femenina. Así, en esta investigación, analizamos esa participación con el objetivo de comprender los factores y prácticas que generan exclusión y los que favorecen su desarrollo, identificando la existencia de límites y las diversas posibilidades para la actuación política de las mujeres.
Palabras-clave: Movimientos Sociales – Género – Participación Política – Memoria – Argentina

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *