(2010-2012). Os trabalhadores dos canaviais de Alagoas: um estudo sobre as condições de trabalho e resistência.

Dissertação de Mestrado de Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Orientadora: Maria Aparecida de Moraes Silva
Financiamento: CAPES

Resumo: O mais recente processo de reestruturação produtiva da agroindústria canavieira alagoana – iniciado a partir dos anos 1990 – alterou profundamente os critérios de seleção dos trabalhadores, a organização do trabalho e a sua forma de gestão. Essas mudanças, que afetam diretamente os trabalhadores, resultaram em intensificação do ritmo de trabalho, elevação de sua produtividade e diminuição do número de empregos.  No bojo dessas novas configurações da relação capital e trabalho, o objetivo da presente projeto é analisar como se processa a exploração-dominação da força de trabalho e as formas de resistência construídas pelos trabalhadores canavieiros em Alagoas. Para atingir tal escopo, realizaremos pesquisas de campo e entrevistas com cortadores de cana, ex-moradores de engenho, trabalhadores desempregados, operadores de carregadeira, bituqueiros, cabos (fiscais) e dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais.
Palavras-chave: Trabalho rural; agroindústria canavieira; exploração-dominação; resistência; Alagoas.

Abstract: The most recent process of productive restructuration of Alagoas´ sugarcane agro industry – initiated in the 1990 – modified profoundly the criterions of workers selections, the labor organization and its way of management. Those changes, which affect directly the workers, resulted in the intensification of the work rhythm, elevation of its productivity and decrease of job numbers. In the core of those configurations in the relationship between capital and work, the purpose of the present project is to analyze how the exploration-domination of the labor force is processed and ways of resistance constituted by the sugarcane worker in Alagoas. To achieve this purpose, were realized field research and interview with sugarcane cutters, formers sugar mill residents, unemployed workers, brail operator, “bituqueiros”, “cabos” (inspectors) and leaders of rural labor union. The interviews were leaded by the oral history methodology.
Keywords: Rural labor; sugarcane agribusiness; exploitation and domination; resistance; Alagoas.