logo
logo

(2010-2015) Mercado de trabalho e trajetórias femininas na agricultura canavieira paulista. Projeto individual de Maria Aparecida de Moraes Silva

Pesquisador participante: Jadir Ribeiro Damião; Beatriz Medeiros de Melo; Juliana Doutorado Bueno; Tainá Reis.
Financiamento CNPq.

Resumo: O estado de São Paulo é hoje o maior produtor de açúcar e álcool do país. A área ocupada pela cultura canavieira é de 4,5 milhões de hectares, segundo o IEA, com perspectivas de crescimento contínuo nos próximos anos. À medida que aumenta esta produção, outras entram em declínio, principalmente, aquelas destinadas á alimentação. Ademais, este processo também implica na concentração dos capitais e da terra, sem contar que, nos últimos anos, tem se intensificado o processo de mecanização do corte da cana, responsável pela contínua redução de empregos não somente para os trabalhadores locais como também para os migrantes. Desde meados da década de 1980, as mulheres estão sendo alijadas deste mercado de trabalho em detrimento do emprego de homens jovens e migrantes. Desta sorte, o presente projeto visa à análise de duas situações sociais e laborais: uma delas referente às mulheres, que foram alijadas das atividades na cana; e outra, referente àquelas que aí permaneceram, na condição de bituqueiras, ou seja, de coletoras de pedaços de cana, deixados pelas máquinas e tratores nos canaviais. Para a realização deste objetivo, serão analisados dois estudos: O primeiro se reporta à captação das histórias de vida e trajetórias com as bituqueiras e o segundo com aquelas que, hoje, se acham empregadas em atividades domésticas. A discussão teórica privilegiará as categorias analíticas de trabalho, gênero e etnia. O universo empírico da investigação são cidades-dormitório inseridas na região de Ribeirão Preto/SP. A metodologia será baseada em técnicas quantitativas (questionários biográficos, dados secundários) e qualitativas (entrevistas, fotos e estudos de trajetórias). Os resultados esperados visam à produção de textos acadêmicos e a contribuição para a elaboração de políticas públicas destinadas às mulheres, com vistas à equidade de gênero e ao respeito dos direitos sociais e laborais.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.