logo
logo

(2011 – …). As transformações atuais da mobilidade do trabalho no Vale do Jequitinhonha mineiro.

Tese de doutorado de Ana Carolina Gonçalves Leite
Orientador: Heinz Dieter Heidemann.
Agência Financiadora: FAPESP

Resumo: Em nossa pesquisa de doutorado, temos como intenção analisar as transformações na mobilidade do trabalho atualmente em processo nos municípios de Araçuaí e de Minas Novas, localizados no Vale do Jequitinhonha mineiro, buscando compreender a relação dessas mudanças com o caráter atual do processo de modernização brasileiro. Desejamos, além disso, investigar como essas transformações são conformadas, em suas particularidades, pelos distintos processos de territorialização do capital nos quais se inserem cada um desses municípios, dando continuidade à nossa recém-concluída pesquisa de mestrado, que investigou a formação dessa mesma mobilidade, no bojo do processo de modernização retardatária do Vale do Jequitinhonha. Para tanto, desejamos investigar as formas concretas de realização da mercadoria força de trabalho e de reprodução dos trabalhadores de Araçuaí e de Minas Novas e de suas famílias, observando as trajetórias dos muitos trabalhadores migrantes temporários “bóias-frias”, formados no processo de mobilização do trabalho no Vale do Jequitinhonha, mas também dos trabalhadores que permaneceram nessa “região” viabilizando, direta ou indiretamente, a reprodução do capital nela territorializado.
Palavras-chave: mobilidade do trabalho, migração, processo de modernização, territorialização do capital, Vale do Jequitinhonha, reprodução dos trabalhadores e de suas famílias.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.