logo
logo

(2013 – …) A arquitetura moral da resistência, das práticas aos sentimentos e discursos. O caso dos sitiantes do extremo noroeste paulista.

Investigação de pós-doutoramento de Beatriz Medeiros de Melo
Supervisão: Maria Aparecida de Moraes Silva
Financiamento: FAPESP

Resumo: As reflexões que serão produzidas por meio desta investigação encontram impulso nas evidências empíricas que se elevaram dos trabalhos de campo realizados para o doutoramento da pesquisadora que apresenta este projeto. Passaremos da análise do conteúdo moral das estratégias de reprodução dos sitiantes do extremo noroeste paulista (microrregião de Jales), que foram tratadas naquele momento como estratégias de resistência, para alcançar a moralidade contida em outras expressões de resistência: os sentimentos (sobretudo de pertencimento e de sofrimento) e os discursos (sobretudo de afirmação da pequena agricultura ou de crítica/afirmação do modelo de desenvolvimento do agronegócio). Ultrapassando as explicações oferecidas naquele momento, tomaremos os sentimentos (enquanto expressão de uma contradição hermenêutica que revela uma moralidade) e os discursos (enquanto manifestação de uma reflexividade que contém também noções de justiça) como capazes de manifestar e também sustentar os processos de resistência à expansão do agronegócio da cana-de-açúcar na região, que ameaça a reprodução do modo de vida dos sitiantes. Referenciais teóricos importantes para o aprofundamento desta perspectiva interpretativa serão aqueles centrados na Sociologia das Emoções, e na Sociologia Política da Moral. Além de revisitar o vasto material empírico produzido para a confecção da tese de doutoramento desta pesquisadora, serão retomados os trabalhos de campo com vistas a perseguir as hipóteses interpretativas sugeridas por meio deste projeto. Realizaremos novas entrevistas tomando em conta os princípios teóricos e metodológicos da História Oral, bem como alguns importantes princípios da etnografia, acompanharemos os processos de transformação em curso produzidos pela chegada da usina sucroalcooleira (já que esta foi instalada na região bastante recentemente) por meio também da análise de dados secundários, e tomaremos os ensinamentos dos estudos da “sociologia da imagem e da fotografia” para a incorporação das imagens iconográficas (fotografias recolhidas e produzidas em campo) como fonte de informação, recurso analítico e ferramenta metodológica.

Palavras-chave: moralidade; resistência; campesinato; sentimentos; discursos.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.