Campesinato alagoano: balanço da produção bibliográfica e primeiras análises histórico-críticas

Campesinato alagoano

Orientação: Profa Dra Beatriz Medeiros de Melo.

Bolsista: Lais Mendonça de Araújo, aluna do Curso de Serviço Social do CESMAC.

Financiamento: PIBIC-FAPEAL.

Esta investigação em andamento desde julho/2016 se propõe a reconhecer, inventariar e realizar uma análise preliminar da produção bibliográfica sobre a reprodução social do campesinato alagoano (posseiros, moradores, assentados de reforma agrária, quilombolas, etc) no Estado de Alagoas.

Pretende-se que, depois de um estudo teórico sobre o lugar estrutural ocupado pelo campesinato em relação à sociedade de classes, nacional e regionalmente, as alunas do curso de Serviço Social possam realizar algumas primeiras análises estruturais e conjunturais sobre as condições de reprodução social deste grupo no território alagoano.

Desse modo, este primeiro trabalho a ser realizado na instituição sobre a temática poderá indicar lacunas e propor temas para investigações futuras, além de aproximar as estudantes de um universo amplamente negligenciado nas universidades públicas e privadas.