logo
logo

A contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad

É lançado o primeiro livro sobre Abdelmalek Sayad (1933-1998) publicado no Brasil, resultado do “Seminário 20 anos depois: a contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad”, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em outubro de 2018. No evento, pesquisadores de diferentes nacionalidades do campo de estudos migratórios se reuniram para prestar homenagem aos 20 anos de sua morte, trazendo reflexões teóricas e discussões de dados empíricos à luz das ferramentas conceituais de Sayad.

O livro “A contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad” foi organizado por  Gustavo Dias (UNIMONTES), Lucia Bógus (PUC-SP), José Carlos Alves Pereira (Centro de Estudos Migratórios) e Dulce Baptista (PUC-SP), e é dividido em duas partes:  “Contextualização e reflexão sobre o arcabouço conceitual de Abdelmalek Sayad” e “O arcabouço conceitual de Abdelmalek Sayad em estudos contemporâneos”.  

Na segunda parte do livro está o capítulo “O que o imigrante traz em sua bagagem? O que ele deixa para trás?”, de Maria Aparecida de Moraes Silva. Entre os autores, ainda estão Afrânio Garcia, Eduardo Domenech, Lilian Yamamoto, Marilda Aparecida de Menezes,  Mohammed ElHajji, Maura Véras, entre outros. 

O livro pode ser acessado no link:

A contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.