A reconstrução de memórias da alimentação

memórias

A reconstrução de memórias da alimentação na formação inicial de professores de Ciências: um reencontro com saberes, sabores, aromas e afetos

Revista Educação Temática Digital, v. 18, n. 3

Adriana Marcela Bogado, Denise de Freitas

TEXTO COMPLETO: PDF

Resumo: Neste texto, discutimos diversos aspectos vinculados à alimentação a partir da análise de narrativas produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no marco de uma intervenção didática que envolveu o trabalho com as memórias. Essa intervenção tinha como principal objetivo propiciar uma aproximação aos atributos socioculturais da alimentação, tanto em seus aspectos subjetivos coletivos como individuais. As narrativas foram submetidas à análise temática do conteúdo articulada a referencial sobre memória e práticas alimentares. Assim, foi possível identificar alguns aspectos relevantes que caracterizam as práticas alimentares rememoradas: a infância como momento marcante na aquisição de hábitos alimentares, ressignificada à luz do momento atual; a comensalidade reconhecida como valor; diferentes formas de expressar a subjetividade em relação aos alimentos; o protagonismo das avós na memória gustativa e afetiva, e, finalmente, a introdução de mudanças nos hábitos alimentares.

Palavras-chave: Alimentação. Memórias. Narrativas. Formação de professores.

Abstract: In this paper we discuss various aspects related to food from the analysis of narratives produced by students of  the course of Biological Sciences Degree, as part of an educational intervention that involved working with memory. This intervention had as main objective to provide an approach to socio-cultural attributes of power, both in their collective subjective aspects as individual. The narratives were submitted to thematic analysis of articulated speech reference on memory and feeding practices. Thus, it was possible to identify some relevant aspects that characterize the eating habits recollected: childhood as a defining moment in the acquisition of eating habits, resignified the light of the present moment; the edibility recognized as a value; different ways of expressing the subjectivity in relation to food; the role of grandparents in taste and affective memory, and finally the introduction of changes in eating habits.

Keywords: Feeding. Memoirs. Narratives. Teacher training.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i3.8645410