logo
logo

Beatriz Medeiros de Melo

VICE-COORDENADORA –

Formação: Pós-doutora em Sociologia, PPGS/UFSCar, 2015. Doutora em Sociologia, PPGS/UFSCar, 2012. Mestre em Geografia, PPG/UNESP/Pres. Prudente, 2008.

Atuação: Professora Adjunta do Instituto Federal de Alagoas – IFAL e Professora Pesquisadora no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, modalidade EaD, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

A investigadora se debruçou, no doutorado (PPGS/UFSCar), na análise das estratégias de reprodução e resistência de um campesinato localizado em área de expansão da cana-de-açúcar, e, no mestrado (PPG/UNESP/Presidente Prudente), na migração de nordestinos para o corte da cana-de-açúcar nos canaviais paulistas e nos processos de territorialização subjacentes. Ademais, participou de outras investigações acerca das condições de trabalho no campo (em usinas sucroalcooleiras e outros ramos de produção), de projetos de Reforma Agrária e da história agrária da região Central do Estado. Mais recentemente, nos estudos de pós-doutorado (PPGS/UFSCar) aprofundou reflexões sobre as relações entre emoções, moralidade e resistência. Fez estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Investigaciones Sociales de la UNAM. Tem experiência de docência no Ensino Superior, Ensino Médio, Ensino a Distância e Ensino Profissionalizante, e experiência de investigação com financiamento do CNPq, FAPESP e FUNDAP. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Viçosa, professora pesquisadora (bolsista CAPES) na UFAL, contribuindo com o curso de Licenciatura em Ciências Sociais (modalidade Ead), e membro do Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração), do Grupo RURAS (Ruralidades, Ambiente e Sociedade) e do Grupo de Trabalho da Clacso “Desarrollo Rural: estudios criticos”, coordenado por Mario Sosa Velásquez (Universidad Rafael Landívar, Guatemala) e Eraldo da Silva Ramos Filho (Universidade Federal de Sergipe, Brasil). Tem orientado trabalhos de pesquisa sobre a reprodução do campesinato alagoano, e desenvolvido projetos de extensão.

 

E-mail: mmelobeatriz@gmail.com

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.