Conversas Metodológicas – Profa. Dra. Maria Ap. Moraes Silva

Conversas Metodológicas

“Narrativas da vulnerabilidade: as pesquisas com trabalhadores rurais, migrantes e a superexploração do trabalho”.

Profa. Dra. Maria Ap. Moraes Silva

O projeto “Conversas Metodológicas” nasceu das experiências que vivenciamos, ao longo dos últimos anos, ministrando disciplinas de Metodologia de Pesquisa a estudantes de pós-graduação em Sociologia e em Educação na Universidade Federal de São Carlos.

Sentimos a necessidade de proporcionar aos nossos estudantes um contato mais próximo com o “fazer pesquisa”, discutindo os desafios postos no trajeto de execução de uma pesquisa, desde o desenho do projeto, passando pelo desenvolvimento do problema de pesquisa, a realização do campo, geração e análise de dados, até a comunicação dos resultados no trabalho final: a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado.

A forma que encontramos para trazer aos estudantes esse contato mais próximo com a experiência de pesquisa, foi ouvir pesquisadores que já realizaram esse trajeto. Assim, “Conversas Metodológicas” consiste em uma série de vídeo-entrevistas voltadas a documentar as experiências de pesquisadores renomados em áreas de interesse da Sociologia e da Educação, e das Ciências Sociais de maneira geral.

Nessas entrevistas, os pesquisadores e as pesquisadoras falam sobre suas áreas de especialidade, sobre sua agenda de pesquisa, e comentam trabalhos já concluídos, abordando os principais desafios teórico-metodológicos enfrentados.

A série é destinada aos estudantes de pós-graduação, e também aos graduandos realizando iniciação científica, sendo editada com finalidade didática, com foco em “Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia”.

Fabiana Luci de Oliveira e Tatiane Cosentino Rodrigues

NEAB/UFSCar