logo
logo

Conversatorio Virtual. Los retos de la producción de un repositorio digital sobre la memoria de trabajadores/as rurales

Durante as últimas sete décadas, milhares de pessoas, negras e pardas, provenientes dos estados do nordeste e do norte de Minas Gerais labutaram nas terras paulistas, produzindo sua história laboral, cuja face está sendo apagada.Na contramão deste apagamento, nasceu a ideia do repositório Vozes e memórias, cujo objetivo é reconstruir o passado, desdobrando-o e trazendo-o ao presente, por meio das vozes silenciadas e das memórias ocultadas. O repositório é um riquíssimo acervo, constituído de cerca de mil horas de entrevistas gravadas com homens e mulheres em vários “sertões” do país e nas plantações em São Paulo. As entrevistas foram realizadas no período de 1983-2017. O repositório busca evitar o processo de memoricídio e revelar as experiências das vidas talhadas com as mãos nos campos paulistas. Nas pegadas de W. Benjamin, é necessário escovar a história a contrapelo e atender ao apelo que o passado nos faz. Oxalá, Vozes e Memórias possam  contribuir para novas reflexões sobre nosso país.

O repositório será lançado oficialmente no dia 26/04/2022 no contexto da programação do Gt do CLACSO, Trabajo, desigualdades y Ruralidades, do qual faz parte a coordenadora do TRAMA e autora do repositório, professora Maria A. Moraes Silva. Nesta ocasião, a autora discorrerá sobre o conteúdo do repositório e os desafios metodológicos encontrados para sua elaboração.

Confira a programação:

26 abril- 4:00 pm6:00 pm CMT

https://www.clacso.org/actividad/conversatorio-virtual-los-retos-de-la-produccion-de-un-repositorio-digital-sobre-la-memoria-de-trabajadores-as-rurales 

Conversatorio Virtual. Los retos de la producción de un repositorio digital sobre la memoria de trabajadores/as rurales

26 abril-4:00 pm – 6:00 pm CMT

Martes 26 de abril

14.00 a 16.00 horas México
14.00 a 16.00 horas Colombia
16.00 a 18.00 horas Argentina/Brasil/Uruguay

Panelistas

María Aparecida de Moraes Silva (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Leandro D´Agostino (Desarrollador del repositorio. Director Ejecutivo Aptor Software)

Comentaristas

Marilda Aparecida de Menezes (Universidade Federal do ABC, Brasil)
Josefa Salete Barbosa Cavalcanti (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil)

Organiza

Grupo de Trabajo CLACSO Trabajo agrario, desigualdades y ruralidades

ACTIVIDAD ABIERTA Y GRATUITA POR ZOOM CON INSCRIPCIÓN PREVIA EN EL SIGUIENTE FORMULARIO:

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.