Conversatorio Virtual. Los retos de la producción de un repositorio digital sobre la memoria de trabajadores/as rurales

Durante as últimas sete décadas, milhares de pessoas, negras e pardas, provenientes dos estados do nordeste e do norte de Minas Gerais labutaram nas terras paulistas, produzindo sua história laboral, cuja face está sendo apagada.Na contramão deste apagamento, nasceu a ideia do repositório Vozes e memórias, cujo objetivo é reconstruir o passado, desdobrando-o e trazendo-o ao presente, por meio das vozes silenciadas e das memórias ocultadas. O repositório é um riquíssimo acervo, constituído de cerca de mil horas de entrevistas gravadas com homens e mulheres em vários “sertões” do país e nas plantações em São Paulo. As entrevistas foram realizadas no período de 1983-2017. O repositório busca evitar o processo de memoricídio e revelar as experiências das vidas talhadas com as mãos nos campos paulistas. Nas pegadas de W. Benjamin, é necessário escovar a história a contrapelo e atender ao apelo que o passado nos faz. Oxalá, Vozes e Memórias possam  contribuir para novas reflexões sobre nosso país.

O repositório será lançado oficialmente no dia 26/04/2022 no contexto da programação do Gt do CLACSO, Trabajo, desigualdades y Ruralidades, do qual faz parte a coordenadora do TRAMA e autora do repositório, professora Maria A. Moraes Silva. Nesta ocasião, a autora discorrerá sobre o conteúdo do repositório e os desafios metodológicos encontrados para sua elaboração.

Confira a programação:

26 abril- 4:00 pm6:00 pm CMT

26 abril-4:00 pm – 6:00 pm CMT

Martes 26 de abril

14.00 a 16.00 horas México
14.00 a 16.00 horas Colombia
16.00 a 18.00 horas Argentina/Brasil/Uruguay

Panelistas

María Aparecida de Moraes Silva (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Leandro D´Agostino (Desarrollador del repositorio. Director Ejecutivo Aptor Software)

Comentaristas

Marilda Aparecida de Menezes (Universidade Federal do ABC, Brasil)