logo
logo

Ensaio A luz e a sombra, de Ana Carina Sabadin

Publicamos o ensaio A luz e a sombra, de Ana Carina Sabadin. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq “RURAS – Ruralidades, Ambiente e Sociedade”, Ana Carina é mestre em Sociologia e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é doutoranda em Sociologia no PPGS/UFSCar. Tem se dedicado a investigação dos temas: ruralidades e meio ambiente, memória social, vulnerabilidade socioambiental e produção canavieira paulista.

O ensaio traz uma reflexão poética sobre a presença do agronegócio no cotidiano, sob a luz que faz o mundo visível, e sobre tudo aquilo que é alheio, que fica nas sombras, esquecido e invisibilizado. Os trabalhadores estão “ali, mas à sombra do progresso“, compõem as propagandas para fazer crer que O Agro é pop, O Agro é tech, O Agro é tudo. “Coexistem nesta modernização conservadora – ou perversa –, como indica Alves (2009): mudam-se as bases técnicas de produção, mas sem que seja modificado o essencial das relações de trabalho. O conteúdo é mantido e, além disso, contribui para ilustrar a mensagem ambicionada.(…) É como se essa gente estivesse visível pelo agronegócio, mas, feito a mistura de cores daquele céu, é dissolvida nas suas particularidades para, então, integrar o todo.”

A beleza e qualidade da reflexão do ensaio torna sua leitura indispensável.

Texto completo: A luz e a sombra

Imagem:
Pintura óleo sobre papel
Trabalhador Rural
Tiago Sinhor

 

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.