Mulheres na ciência: trajetória e histórias

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, dia 11 de fevereiro, o Instituto Angelim promoveu o evento Mulheres na Ciência: trajetórias e histórias. Na data, foi lançado o projeto Mulheres jovens e percepções sobre escolhas profissionais, que tem como objetivo sensibilizar 15 jovens mulheres que estejam cursando o último ano do ensino médio público de São Carlos/SP para suas escolhas profissionais e de vida que envolvam a tecnologia, a pesquisa, a língua inglesa e a indústria criativa. A pauta dos direitos das mulheres será o fio condutor do curso.

Participaram do evento a Profa. Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva, coordenadora do grupo TRAMA, e a Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, primeira mulher a ganhar prêmio da sociedade brasileira de física, professora Titular (1981) do Instituto de Física de São Carlos,  aposentada em exercício da Universidade de São Paulo. Desde 2010, a Profa Dra. Yvonne Mascarenhas se dedica à Difusão Científica voltada para apoio ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, coordenando um Grupo de Trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos, e coordena uma Agencia de Difusão Científica, cujo principal veículo de comunicação é o Portal Ciência Web: www.cienciaweb.com.br. Em 2013, recebeu o título de Professor Emérito do CNPq. Faz parte da 3a. Edição do Pioneiras da Ciência no Brasil, do CNPq.

O Dia Internacional das mulheres e meninas na ciência foi promulgado pelo sistema ONU e Unesco (desde 2015) como forma de incentivar as novas gerações de jovens para ingressar na carreira de pesquisa e também para preservar a memória das pesquisadoras que compõem os espaços científicos. Sabe-se que as mulheres na ciência ainda são poucas e mesmo quando o número está pareado com os homens, como ocorre no Brasil, elas ocupam menos espaços de liderança de grupos de pesquisa, chefias de departamento e de centros.

Assistam o evento no link abaixo: