Nota de falecimento Lourdes Maria Bandeira

Em 12 de setembro de 2021 faleceu, aos 72 anos, Lourdes Maria Bandeira, docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Referência em pesquisas sobre gênero, violência contra a mulher, feminicídio, cidadania e políticas públicas, foi subsecretária de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Políticas para Mulheres durante os governos de Lula e Dilma Roussef (2008 a 2011), e secretária adjunta do mesmo órgão até 2015.

Lourdes Bandeira era uma pesquisadora ímpar,  coordenava o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher e participava do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília; orientou mais de cem alunos, entre mestrado e doutorado, e teve intensa produção nos temas de pesquisa. Sua atuação como intelectual e militante foi crucial para o pensamento feminista brasileiro.

É lembrada por colegas e alunos com muito carinho e admiração. A coordenadora do grupo Trama, Maria Aparecida de Moraes Silva, a conheceu durante os trabalhos do Encontro Anual da ANPOCS – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, na década de 1980. Dividiam reflexões sobre o tema de gênero, no GT Gênero e Políticas Públicas e no GT Gênero e Trabalho.

A foto, de 1994, retrata o Congresso da ALAS-Ru – Associación Latinoamericana de Sociología Rural, em Concepción, Chile; da esquerda para a direita estão Helena Hirata, Maria Moraes, Sara Lara Flores, Mónica Bendini, Edna Castro e Lourdes Bandeira.

O Trama lamenta profundamente o falecimento de Lourdes Bandeira. Mesmo com pesar, acreditamos que Lourdes foi semente, persistirá florescendo em cada um/a que a conheceu.