logo
logo

Repositorio digital: Vozes e memorias

https://www.vozesememorias.com.br/

Vozes e Memórias

O viajante, que se destinar ao interior do estado de São Paulo, verá um grande “mar de cana”, estendendo-se por quase seis milhões de hectares, além de grandes fazendas produtoras de laranja e café. São Paulo é mundialmente conhecido pela produção destas commodities, graças aos recursos naturais – terra, água, clima -, emprego de tecnologias avançadas, apoio institucional e desenvolvimento científico. No entanto, a imagem de homens e mulheres laborando nos campos pouco será vista pelo viajante. Somente gigantescas máquinas descortinarão na paisagem.

Durante as últimas sete décadas, milhares de pessoas, negras e pardas, provenientes dos estados do nordeste e do norte de Minas Gerais labutaram nas terras paulistas, produzindo sua história laboral, cuja face está sendo apagada.

Na contramão deste apagamento, nasceu a ideia do repositório Vozes e memórias, cujo objetivo é reconstruir o passado, desdobrando-o e trazendo-o ao presente, por meio das vozes silenciadas e das memórias ocultadas.

O repositório é um riquíssimo acervo, constituído de cerca de mil horas de entrevistas gravadas com homens e mulheres em vários “sertões” do país, nas grandes plantações em São Paulo e também nos sítios e assentamentos. As entrevistas foram realizadas no período de 1983-2017.

O repositório busca evitar o processo de memoricídio e revelar ao viajante as experiências das vidas talhadas com as mãos nos campos paulistas.

Nas pegadas de W. Benjamin, é necessário escovar a história a contrapelo e atender ao apelo que o passado nos faz.

Oxalá, Vozes e memórias possam acompanhar este viajante e muitos outros nas terras paulistas e além delas.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.