logo
logo

SBS Memória

A Sociedade Brasileira de Sociologia organizou o projeto SBS Memória, com o “objetivo de disponibilizar documentos documentos que marcaram a história da Sociedade Brasileira de Sociologia e sua atuação na institucionalização e consolidação do campo da Sociologia no Brasil”. Além da recuperação da documentação física da SBS, o projeto ainda conta com a elaboração de bionotas. As bionotas são um acervo bibliográfico de profissionais, acadêmicos ou não, que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil.

Entre as bionotas de Milton Santos, Florestan Fernandes, Antonio Candido, Helena Hirata e Heleieth Saffioti, está a coordenadora do TRAMA, Maria Aparecida de Moraes Silva.

A bionota de Maria Moraes foi escrita por Lúcio Vasconcellos de Verçoza, ex-orientando. É apresentada brevemente a trajetória da pesquisadora, desde sua infância na “roça” lendo livros em cima de uma árvore até o atual projeto de elaboração de um repositório digital contendo a memória de trabalhadores rurais.

Em conclusão, parafraseando Verçoza, reafirmamos que “A Sociologia de Maria Moraes é imprescindível porque nos permite transver o mundo. É preciso transver o mundo.”

Para acessar o texto completo, acesso o link abaixo:

Maria Aparecida Moraes Silva

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.