logo
logo

Sistema financeiro: decifrar, refletir, desconstruir

sistema financeiro

Sistema financeiro: decifrar, refletir, desconstruir

LEITE, A. C. G. . Sistema financeiro: decifrar, refletir, desconstruir. 1. ed. São Paulo: Nesol-USP, 2015. v. 1. 70 p.

Produção do texto: Ana Carolina Gonçalves Leite

TEXTO COMPLETO: PDF

A partir do Projeto Nacional de Finanças Solidárias – Apoio e Fomento às Iniciativas de Finanças Solidárias com Base em Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Fundos Solidários e Cooperativas de Crédito Solidário, patrocinado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE sob o convênio nº 791559/2013, foi possível realizar um conjunto de materiais de subsídio e reflexão sobre o universo das Finanças Solidárias.  O presente caderno faz parte de um conjunto de quatro publicações que, além de trazer uma discussão crítica sobre o sistema financeiro, apresenta os atores das Finanças Solidárias, o Intercâmbio Técnico como metodologia de construção de conhecimentos, compartilhamento e sistematização de experiências e um histórico sobre a política pública de Finanças Solidárias. Desse modo, pretendemos abranger um amplo conjunto de temas que afetam as práticas de Finanças Solidárias, hoje espalhadas por todo o Brasil.

Este caderno propõe uma discussão muito cara aos trabalhadores, em especial aos atuantes nas iniciativas de Finanças Solidárias: o sistema  financeiro.  Os  materiais que estão disponíveis hoje a um público mais amplo são complexos demais ou querem ser tão didáticos que acabam por excluir discussões fundamentais para a compreensão das relações que envolvem o que chamamos de sistema financeiro. Por isso a nossa opção foi construir um material que fosse o mais simples possível, sem excluir as discussões mais importantes sobre o assunto. Fizemos ainda a opção de manter alguns jargões do campo da economia, pois, ainda que muitos não estejam familiarizados com esses termos, entendemos que a crítica passa pela apropriação desses conceitos. Deixar o texto mais simples possível não significa que ele não exigirá esforço em sua leitura e compreensão; sim, para a compreensão das discussões aqui colocadas será necessária a dedicação dos que se aventurarem nas questões que aqui propomos. Para facilitar esse caminho, buscamos, sempre que possível, apresentar exemplos cotidianos. Alguns conceitos importantes para a compreensão dos temas você encontrará nesta cor, indicando que há uma breve explicação dele no glossário ao final do caderno. As ilustrações que constam no caderno também ajudam a compreender essas reflexões.

O caderno foi pensado partindo de uma conhecida definição sobre o sistema financeiro, problematizando-a e, a partir de sucessivas questões, aprofundando as relações implicadas no que chamamos de sistema financeiro. Isso passa pelas discussões sobre a função dos bancos e os mecanismos de “criação de dinheiro”. Depois buscamos entender a formação do sistema financeiro brasileiro e suas transformações. Em seguida, falamos sobre um momento importante da organização contemporânea do sistema financeiro, a crise de 2008 e as diferentes formas que as crises assumem no capitalismo. Discutimos ainda o caso especificamente brasileiro sobre a dívida pública, buscando compreender o que ela significa e seus impactos. Ao final, propomos algumas questões sobre o sistema financeiro hoje e o que isso tem a ver com a gente. Por fim, apresentamos uma breve bibliografia, a lista de siglas e um glossário com definições breves de alguns conceitos que trabalhamos no caderno.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.