logo
logo

Vidas talhadas no avesso da história: estudos sobre o trabalho nos canaviais

Adquira seu livro clicando AQUI

Maria Aparecida de Moraes Silva e Lúcio Vasconcellos de Verçoza (org.)

Forma: 16 x 23 cm, 292 páginas

ISBN: 978.85.391.0950-0

Este livro reúne diversos estudos sobre o trabalho nos canaviais. Nas últimas décadas, o Brasil tem se projetado como um dos maiores produtores de commodities do mundo, tais como soja, milho, açúcar, café, carnes, minérios e sucos de laranja. Na contramão da visibilidade dos volumes gigantescos desta produção, há o ocultamento e, até mesmo, a negação daqueles(as) que labutam nestas terras.

Tal como no mito de Ariadne, os pesquisadores desta coletânea penetraram nas profundezas dos canaviais paulistas e alagoanos, munidos de sólidas ferramentas teórico-metodológicas, a fim de descobrir a história/avesso desta produção. História relatada, vivenciada e sentida por homens, mulheres e crianças que deixam ou não suas terras, seus locais de origem em busca de trabalho. São verdadeiros nômades que circulam de um canto a outro do país, deixando rastros que são apagados pela mesma engrenagem que os move.

Este livro revela a empreitada movida pelos autores para desapagar os rastros e trazer ao palco os sujeitos que fazem esta história. Empreitada também movida pela utopia de desviar e descarrilhar a locomotiva que conduz “o lado direito” da mesma história.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.