(2016) Saúde do Trabalhador: contribuição à difusão de informações, reconhecimento e notificação de casos de agravo à saúde relacionados ao trabalho

Saúde do Trabalhador

Projeto de Extensão

Coordenado por Beatriz Medeiros de Melo, em parceria com o CEREST-Maceió

Participação de: Hildeth Neiva (CEREST-Maceió), e alunas do curso de Serviço Social do CESMAC: Adja Tassyane Almeida dos Anjos, Danielle Louise dos Santos Rocha, Emmely Juliana Ferreira Rocha, Giselly Amaral Guedes Santos, Livia Carolina Ferreira Santo, Marineide Maria de Lima.

Financiado pelo Centro Universitário CESMAC

Resumo: Este projeto de extensão têm a intenção de atuar diretamente no âmbito da Saúde do Trabalhador, a partir de uma parceria com o Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador – CEREST, vinculado à administração municipal de Maceió. Apesar dos avanços em programas públicos relacionados ao direito ao trabalho e à saúde, tais programas esbarram na dificuldade de informações sobre a relação entre trabalho e agravo à saúde em função do problema da subnotificação no momento do atendimento médico. Nesse sentido, nos propomos a realizar um trabalho de sensibilização e difusão de informações entre trabalhadores e patrões, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, e também entre os estudantes universitários que serão os futuros profissionais responsáveis pelo atendimento integral a este trabalhador. Tal trabalho será realizado nas Unidades Básicas de Saúde, nas empresas da comunidade do entorno do Centro Universitário CESMAC e no interior do Centro pelas assistentes sociais em formação integradas a esse projeto. Nas UBSs e nas empresas, o trabalho incluirá a abordagem direta a trabalhadores e patrões, baseado em folheto explicativo que será preparado pelas alunas bolsistas depois do processo de formação teórica e técnica. Durante a abordagem será realizada também a detecção de casos de adoecimento potencialmente relacionados ao trabalho, o registro do caso em uma ficha de pré-notificação e o subsequente encaminhamento do caso ao médico da unidade. Ao final do projeto, seus resultados serão apresentados e discutidos por profissionais de diferentes áreas relacionadas à assistência ao trabalhador e à saúde em Mesa Redonda a ser realizada no CESMAC.