logo
logo

Contendas do Território nos Espaços Rurais – Sociedade e Agricultura

Sociedade e Agricultura

Contendas do Território nos Espaços Rurais

Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 1

Beatriz Medeiros de Melo. Universidade Federal de São Carlos

TEXTO COMPLETO: PDF

A revista Estudos Sociedade e Agricultura tem como missão divulgar no meio científico e acadêmico brasileiro e internacional resultados de pesquisa e reflexão sobre o mundo rural e suas transformações sob a ótica das ciências sociais e da interdisciplinaridade.

Publicada, ininterruptamente, desde 1993, a revista visa promover o intercâmbio de conhecimento científico nacional e internacional.


Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, um livro escrito a muitas mãos, e precisamente por isso, é daqueles que têm a rara propriedade de apresentar-se, ao mesmo tempo, panorâmico e denso. Convida a um debate – conduzido por importantes pesquisadores dedicados à questão das “ruralidades” ou dos “estudos rurais” – que alcança temas fundamentais para a compreensão da sociedade contemporânea, tais como desenvolvimento, o território e poder. E o faz de um modo pouco usual: foge ao modelo “conversa entre compadres e comadres”, apresentando um conjunto de leituras que atravessam especialidades, como o tema da mobilidade do capital e do trabalho através do campo, da reprodução do campesinato e das políticas de desenvolvimento ter-ritorial sustentável, da questão ambiental e da questão agrária. Toca, ainda, em importantes temas transversais, tais como a dominação e as relações de gênero e raça/etnia. Para não especialistas, trata-se de um veículo interessante para reconhecer problemas que alcançam a população e os espaços rurais na atualidade. Para especialistas, é opor-tunidade de tencionar universos de debate, ampliando a compreensão das implicações e das contendas que envolvem os diferentes projetos de desenvolvimento que conduzem as políticas voltadas para o campo na atualidade.

Link: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/487

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.