Equidade de gênero no universo religioso

gênero no universo religioso

Ide e Pregai: Os desafios sociais de jovens missionárias e suas possibilidades de equidade de gênero no universo religioso

In. MUSSKOPF, André S.; BLASI, Marcia. (Orgs). História, Saúde e Direitos: Sabores e Saberes do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religão. São Leopoldo: CEBI, 2016. Pp.149 a 155.

IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião “História, Saúde e Direitos”

Claudirene Bandini

Este trabalho apresenta algumas reflexões decorrentes de uma investigação no âmbito do pós-doutorado em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que visa compreender a construção de relações conjugais de missionárias e missionários pentecostais e suas práticas sociais mediante a análise das migrações religiosas transnacionais. No entanto, o enfoque deste texto está no estudo de jovens missionárias da Assembleia de Deus em processo de migração religiosa transcultural. A perspectiva adotada demonstra que é fundamental que as missionárias mais velhas proporcionem oportunidades para as missionárias mais jovens; afinal o empoderamento social resulta da articulação entre senso de autoestima, maior escolarização, escolha profissional e apoio familiar. A satisfação das mulheres no trabalho pastoral também está associada ao processo de empoderamento porque elas participam e influenciam na vida da igreja e da comunidade, e quando elas sonham e realizam seus desejos de ocupar postos de poder, elas também passam a influenciar as gerações mais novas, pois estas começam a considerar real a possibilidade de equidade de gênero nas posições de poder na igreja.