logo
logo

Maria Lira – artesã do Vale do Jequitinhonha. Reportagem Folha de São Paulo

O jornal Folha de São Paulo, no caderno Ilustrada, publicou em 26 de setembro uma reportagem sobre a trajetória da artesã do Vale do Jequitinhonha, Maria Lira Marques.

Lira, hoje com 75 anos, aprendeu o uso do barro observando desde criança a mãe produzindo presépios, na cidade de Araçuaí. Desde de muito jovem, e acompanhada de Frei Chico, outra figura importante da região, pesquisou cantos populares, que podem ser ouvidos nas vozes do coral Trovadores do Vale.

Produziu inúmeras máscaras de cerâmica e confeccionou diversas peças, utilizando tintas que vinham da terra e  pedras como tela.

 

As peças atualmente têm lugar em galerias de arte em Belo Horizonte e São Paulo, e se destacam no circuito de artes internacional.

A coordenadora do grupo TRAMA, Maria Aparecida de Moraes Silva, realizou pesquisa no Vale do Jequitinhonha no final dos anos 1980, onde observou a simbiose com a natureza no uso cotidiano e artístico do barro; a pesquisa pode ser conferida no livro Errantes do fim do século.

A matéria completa sobre Lira Marques está disponível no site da Folha de São Paulo. Pode ser acessada no link:

Quem é Maria Lira, que saiu do Vale do Jequitinhonha e ganhou o circuito das artes?

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.