logo
logo

(2012-…). “Aqui é o Gerais. Quando criou esse parque que criou esse Sertão”: gestão -territorial, pecuária tradicional e etnografia no Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

Investigação de pós-doutoramento de Carmen Andriolli
Supervisor:
Financiamento: PDJ/CNPq

Resumo: Neste projeto, viso aprofundar as discussões realizadas em minha tese de doutoramento. Naquela oportunidade, analisei as transformações sobre o uso da terra para o universo camponês-sertanejo com a implantação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Por meio das análises realizadas, pretendo publicar a tese e artigos, aprofundar debates sobre as relações Gerais/Sertão, humanos/não-humanos e sobre o modo de descrição etnográfica (mais literário) que desenvolvi na tese de doutoramento. Para tanto, pretendo intensificar o debate da minha produção com as pesquisas realizadas no âmbito do Nuap/Museu Nacional/UFRJ, debate que já foi iniciado com minha participação no seminário Giros Etnográficos em Minas Gerais: conflito, casa, comida, prosa, festa, política e o diabo, realizado em agosto de 2012.

Palavras-chave: gestão territorial; etnografia; sertão mineiro; vaqueiro.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.