logo
logo

(2015) Conflitos em áreas rurais no Estado de São Paulo: registros a partir clippings de notícias

conflitos em áreas rurais

(2015) Conflitos em áreas rurais no Estado de São Paulo: registros a partir clippings de notícias e de fontes primárias de movimentos sociais.

Coordenador: Fábio Bechara Sanchez e Observatório de Conflitos Rurais do Estado de São Paulo

Período de Execução: 15/03/2015 a 15/12/2015

Bolsas de Extensão: 1 (uma).

Financiamento: PROEX UFSCar

Descrição: Este projeto se propõe a compor um acervo documental sobre a temática dos conflitos em áreas rurais baseado nas seguintes fontes:  a) notícias de jornais impressos e virtuais das seguintes bases: FERAESP, Folha-Ribeirão Preto, Pastoral do Migrante, CPT-SP, CPT-Nacional, CONTAG, Araraquara, site MST, Nova Cana, Jornal Primeira Página, São Carlos Agora, ÚNICA, Repórter Brasil, Combate Racismo Ambiental, entre outras. b) comunicações de conflitos a partir da articulação direta com alguns movimentos sociais e entidades que representam trabalhadores e moradores do campo. O material recolhido será cadastrado, sistematizado, analisado e disponibilizado no site do Observatório (em fase final de elaboração), na fanpage do facebook e enviado em formato impresso a agências estatais, a universidades públicas e privadas e às instituições da sociedade civil que representam a população que vive/trabalha no campo. Os resultados do trabalho também serão apresentados à comunidade (UFSCar) e à sociedade civil, ao final do segundo semestre, numa mesa de debate entre representantes de movimentos sociais, do Estado e estudiosos da temática, a realizar-se na UFSCar – São Carlos.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.