logo
logo

Cercamentos: Imagens dos camponeses na contemporaneidade do Brasil

Foi publicado o artigo “Cercamentos: imagens dos camponeses na contemporaneidade do Brasil”, de autoria de Maria Aparecida de Moraes Silva, Lúcio Vasconcellos de Verçoza e Tainá Reis – coordenadora e membros do Grupo TRAMA. A publicação está na Eutopía, Revista de Desarollo Económico Territorial, no Dossiê Agronegocio e territorios rurales. A Eutopía é uma publicação da FLACSO – Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, e é referência nos estudos agrários e do agronegócio na América Latina.

O artigo trata sobre os efeitos da expansão do capitalismo agrário em algumas regiões do Brasil dominadas pelo cultivo de cana de açúcar, soja, eucalipto e gado. Propõe-se uma reflexão que extrapola os aspectos econômicos e políticos desse processo, destacando que a acumulação primitiva se baseia na expropriação das terras, dos bens comuns e da subjetividade de camponeses, indígenas e quilombolas. O processo de acumulação primitiva imposto se caracteriza pela violência, escravidão e cercamentos de terras e corpos. A discussão proposta no artigo se centra na dialética conflitiva produzida pelo cercamento.

Para acessar o artigo: https://revistas.flacsoandes.edu.ec/eutopia/article/view/4104/3225

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.