Expansão capitalista no Vale do Jequitinhonha

expansão capitalista

PDF: Expansão capitalista no Vale do Jequitinhonha: pautas para a discussão do problema da acumulação primitiva

Revista Pegada – vol. 16, n. 2

Ana Carolina Gonçalves Leite

Mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP)

RESUMO: Nesse trabalho, examinamos algumas modalidades de apropriação de terras camponesas presentes em processos de expansão capitalista atuais e ocorridos também noutros momentos da modernização nacional no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil), além de discutirmos algumas interpretações sobre os mesmos, formuladas todas com recurso ao conceito marxiano de acumulação primitiva. Problematizamos investigações dedicadas a expropriações promovidas por diferentes empresas, mas especialmente reflorestadoras, durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, para apresentarmos, buscando discutir o sentido das mesmas, uma reflexão cujo intuito é o de situarmos o papel da acumulação primitiva na modernização brasileira. Aventamos ainda pautas para a discussão não só daqueles processos pregressos, mas das expropriações atuais e seu sentido.

PALAVRAS-CHAVE: Acumulação primitiva; Expansão capitalista; Reprodução camponesa; Conflitos fundiários; Vale do Jequitinhonha.

RESUMEN: En este trabajo, examinamos algunas modalidades de apropiación de tierras de los campesinos presentes en procesos de expansión capitalista actuales y ocurridos también en otros momentos de la modernización nacional en el Valle de Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil), además de discutir algunas interpretaciones de los mismos, todas formuladas utilizando el concepto marxiano de acumulación primitiva. Problematizamos investigaciones dedicadas a expropiaciones promovidas por diferentes empresas, pero especialmente las empresas de reforestación, en los años 1960, 1970 y 1980, para presentar, tratando de discutir el sentido de las mismas, una reflexión cuyo objetivo es situar el papel de la acumulación primitiva en la modernización de Brasil. Aún aventamos pautas para la discusión no sólo de a quellos procesos previos, pero de las expropiaciones actuales y su significado.

PALABRAS-CLAVE: A cumulación primitiva; Expansión capitalista; Reproducción campesina; Conflictos por la tierra; Valle de Jequitinhonha.

ABSTRACT: In this paper we exam some forms of peasant land appropriation found in the capitalistic expansion processes happened today and in the past in the Jequitinhonha River Valley (Minas Gerais, Brazil). Also, we here discuss certain interpretations of such processes, all of them formulat ed over the concept of primitive accumulation. We analyze works on the expropriations promoted by different companies, especially reforestation enterprises, in the second half of the 20th century. Thus, we present a reflection upon the historical and theor etical meaning of them, aiming at regarding the role of primitive accumulation in the Brazilian modernization. Through that, we raise some topics for the discussion not only of those former processes but also of today’s expropriations and their meanings.

KEYWORDS: Primitive Accumulation; Capitalistic Expansion; Peasant Reproduction; Land Conflicts; Jequitinhonha River Valley

Link: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/3806