Feminismo, Gênero e Religião no Espaço Escolar

espaço escolar

A Importância do Debate entre Feminismo, Gênero e Religião no Espaço Escolar

In. SARDINHA, Antônio Carlos; TENÓRIO, Adriana; REIS, Marcos Vinicius de Freitas (Orgs.). Repensar diversidades e o campo da educação: (re) leituras e abordagens contemporâneas– Macapá: UNIFAP, 2016. Pp.60-73.

Dra. Claudirene Bandini. Socióloga e Pesquisadora (NEREP-UFSCar), Pós-doutoranda em Ciências da Religião (PUC-SP)

VISUALIZAR ARQUIVO PDF

O presente texto tem o propósito de abordar a importância do debate sobre a articulação entre feminismo, gênero e religião no espaço escolar contribuir para o avanço dos estudos conceituais teóricos e metodológicos dessas questões. Neste sentido, o texto apresenta um breve histórico do movimento feminista por intermédio de suas três ondas até o desenvolvimento da categoria analítica de gênero. Em seguida, apresenta a complexa articulação entre gênero e religião e, por fim, refletir sobrea importância do debate degênero e religião no espaço educacional como forma de superação das discriminações de gênero, orientação sexual, religiosa e étnico-racial produzidas e reproduzidas em todos os espaços sociais, inclusive, o educacional.