logo
logo

Lúcio Verçoza

Formação: Doutor (2016) e Mestre (2012) em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Graduado em Ciências Sociais pela UFAL (2010).

Atuação: Docente dos cursos de Direito e Enfermagem da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (SEUNE).

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas; mestre e doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Foi bolsista CAPES, ANPOCS e FAPESP; sob coordenação da Profa. Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva, participou de projeto de pesquisa financiado pelo Edital Universal/CNPq/2011. Em sua dissertação de mestrado, analisou o processo de exploração-dominação do trabalho e as formas de resistência construídas pelos trabalhadores canavieiros de Alagoas. No doutorado, investigou a relação entre o trabalho e o adoecimento no corte da cana. É autor de artigos publicados em livros e revistas acadêmicas.  Tem atuado principalmente nos seguintes temas: agricultura e capitalismo, assalariamento rural, luta de classes e saúde do trabalhador.

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Índio, terra e proletarização rural: a situação do povo Wassu-Cocal – Pesquisa de Iniciação Científica Financiada pelo CNPq. Coordenador.

Email: luciovercoza@yahoo.com.br

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.