logo
logo

O Grupo

O Grupo TRAMA aglutina pesquisadores (as) e estudantes cujas reflexões estão ancoradas nas seguintes temáticas: capital, terra, trabalho, memória, migração, cultura e gênero. Está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq com a nominação “Terra, Trabalho, Migração e Memória”.

As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo se articulam em torno de uma perspectiva multidisciplinar, tendo como foco principal a morfologia do trabalho rural sob a égide das transformações ocasionadas no contexto histórico do capitalismo globalizado, produtor de commodities – açúcar, etanol, flores, laranja. As temáticas investigativas giram em torno do mundo do trabalho (produtivo e reprodutivo), da mobilidade do trabalho e do capital, da degradação do trabalho e da natureza, da cultura e tradição, além das formas de resistência – tanto ao processo de exploração do trabalho quanto do processo de espoliação de sitiantes.

As reflexões têm se alicerçado através de um diálogo constante com diversos outros grupos de investigação, brasileiros, latino-americanos (México, Argentina, Uruguai, Equador e Paraguai) e europeus (Espanha) – A coordenadora do TRAMA faz parte do GT do CLACSO, Transformaciones agrarias y trabajadores rurales: Condiciones de empleo, conflictos y ciudadanía en el campo Latinoamericano. O objetivo deste GT é a organização de espaços de discussão em torno da problemática do trabalho assalariado na produção de commodities para o mercado globalizado. É coordenado pelos professores Germán Quaranta (Argentina) e maurício Túbio (Uruguai). As reflexões com os/as pesquisadoras/es de América latina se fazem presentes por minha integração no comitê Assessor da Revista ReLaER ALASRU.

Juntamente com o RURAS, o grupo TRAMA tem organizado, bianualmente, o Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. Ademais, tem contribuído com a organização de diversos outros eventos da área: o Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociologia Rural – ALASRU;  Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar; Encontro Nacional de Geografia Agrária; ALAST Associação Latino-americana de Sociologia do Trabalho; IRSA (International Rural Sociology Association). Colabora com diversas revistas científicas da área, na condição de Comissão Editorial ou pareceristas, como a Revista Contemporânea (UFSCar/SP), Revista RURIS (Unicamp/SP), Revista Raízes (UFCG/PB), Revista Interdisciplinaria de Estudios Agrarios (UBA/Buenos Aires). Alguns membros do grupo têm participado da construção do projeto de extensão o Observatório de Conflitos Rurais do Estado de São Paulo, um projeto interinstitucional envolvendo quatro universidades paulistas: UNESP/Araraquara, UFSCar, UNICAMP e UFABC.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.