logo
logo

O pós/trabalho nos canaviais é tema de pesquisa do Grupo TRAMA

Tainá Reis, membro do Grupo TRAMA apresenta sua investigação sobre a trama de sociabilidade tecida pelos cortadores de cana a partir de seu adoecimento.

O campo empírico foi em uma região de origem desses trabalhadores, em maioria migrantes, no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha/MG. Essa nova sociabilidade – estabelecida com diferentes agentes do Estado (assistentes sociais, psicólogas, médicos), que reorganiza as relações de gênero e tem impactos subjetivos profundos – foi chamada de pós/trabalho, elucidando que a sociabilidade capitalista se estende para fora do espaço-tempo de trabalho. O fim das relações de trabalho constitui, como visto no caso dos cortadores de cana descartados, uma outra sociabilidade vinculada exatamente ao espaço-tempo de trabalho, inaugura-se o pós/trabalho, tema não diferente, mas pertencente à Sociologia do Trabalho.

– TRAMA PESQUISA –

Trama Pesquisa é uma série de vídeos de Divulgação Científica. Uma produção do Grupo de Pesquisa TRAMA. Os episódios apresentam pesquisadores do grupo explicando seus campos de investigação.

Visite nossas páginas:

http://www.trama.ufscar.br

https://www.facebook.com/tramaufscar/

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.