urbanização de Cuiabá

Origens e Ocupação do loteamento Quarta-Feira: um estudo sobre a sua relevância no contexto da urbanização de Cuiabá (1968-1990)

CARVALHO, Jucineth G. E. S. V. de (IFMT – UFSCar)

TEXTO COMPLETO: PDF

O recorte de estudo, ora apresentado, procurou analisar o conjunto de fatores históricos e socioculturais que levaram ao processo de ocupação e organização espacial do bairro Quarta Feira, que atualmente se denomina bairro Alvorada, no período de 1968-1990, em Cuiabá. Pretendeu-se ainda, nesta perspectiva analítica, evidenciar e relacionar os fatores detectados sobre a ocupação do Quarta Feira no contexto da urbanização de Cuiabá a partir da segunda metade do século XX, mais especificamente, nas décadas de 1980 e 1990.