logo
logo

Patrimônio negado. Memórias do exílio de trabalhadores rurais da fazenda Amália/SP (1966)

exílio de trabalhadores rurais

Lugares de produção: arquitetura, paisagens e patrimônio

In: CORREIA, Telma de Barros; BORTOLUCCI, Maria Ângela P. C. S. (Org.). Lugares de Produção: arquitetura, paisagens e patrimônio. São Paulo: Anablume, 2013, p. 83-105.

Maria Aparecida de Moraes Silva

TEXTO COMPLETO: PDF

O legado das estruturas produtivas rurais vinculadas à agricultura, à indústria e ao transporte ferroviário é o assunto deste livro. Uma reunião de autores e textos que discorrem sobre fazendas de café, engenhos de açúcar, vinícolas, complexos ferroviários, usinas de açúcar, fábricas e suas vilas operárias e usinas de eletricidade. A linha que conduz este livro segue dois eixos. O primeiro analisa as características espaciais e arquitetônicas dos lugares, investigados em termos de programa, configuração espacial do conjunto e aspectos técnicos e formais das construções. O segundo investiga as condições materiais destes lugares – desmonte ou estado de conservação ou descaracterização – e seus significados atuais, bem como suas possibilidades e condições de preservação. A maioria dos trabalhos aqui reunidos privilegia a análise da configuração material dos lugares, embora a história do trabalho e da técnica também receba atenção.

Lugares de Produção: arquitetura, paisagens e patrimônio

Telma de Barros Correia e Maria Angela P. C. S. Bortolucci (orgs.)

Formato 16×23 cm, 244 páginas

ISBN 978-85-391-0332-4

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.