logo
logo

Paulistas e Emboabas na disputa pelo controle das Minas Novas do Araçuaí: o processo contraditório de territorialização do capital no território colonial português em formação.

XV Seminário sobre a Economia Mineira.

Texto apresentado por Ana Carolina Gonçalves Leite

O texto apresentado parte da exposição da interiorização da colonização portuguesa na América e do caráter contraditório da atuação dos bandeirantes paulistas frente às proibições da Coroa; para discutir a disputa pelo controle das minas como processo contraditório de territorialização de diferentes capitais no território português em formação. Para tanto, apresentamos a disputa pelo controle das Minas Novas do Araçuaí e a contenda ocorrida em torno da manifestação dessa descoberta para duas diferentes capitanias – de Minas Gerais e da Bahia – como processo de reprodução da dinâmica da Guerra dos Emboabas, vinte anos mais tarde dos acontecimentos ocorridos em 1707.

Palavras-chave: bandeiras paulistas, descobrimentos auríferos, Guerra dos Emboabas, territorialização do capital, Minas Novas do Araçuaí

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.