Quartas Sociológicas: Cem anos, três Brasis. A quem se deveu? Este de agora, a quem se deve?

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Departamento de Sociologia convidam para a programação da Quartas Sociológicas.

A palestra será ministrada pelo Prof Dr. Herval Pina Ribeiro, do Centro Nacional de Apoio em Pesquisas sobre as Relações Sociais do Trabalho (CENPRAS), dentro da programação das Quartas Sociológicas. A palestra será realizada no dia 09 de maio de 2018, às 18 horas, excepcionalmente, no Auditório do CECH, localizado no AT 2.

Herval Pina Ribeiro graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1956. Era auxiliar de ensino de Pediatria desta faculdade e coordenava o Projeto de Alfabetização de Adultos pelo método Paulo Freire do Ministério da Educação quando teve seus direitos políticos e civis cassados e teve decretada sua prisão preventiva o que lhe obrigou a refugiar-se na cidade de São Paulo onde reside. Após habeas corpus junto ao Tribunal Superior Militar volta às atividades profissionais e de pesquisador

tendo publicado em 1966 a primeira pesquisa nacional sobre as relações da poluição do ar com os transtornos respiratórios em menores de 12 nos em Santo Andre, São Paulo.

Após um ano torna-se professor assistente em fisiopatologia respiratória da recém instalada Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por nove anos. Ganhou o Prêmio Roche /Hospital da Aeronáutica de pesquisa médica, então a maior premiação em medicina com uma pesquisa sobre função respiratória em escolares vivendo sob diferentes níveis de poluição do ar. Foi neste período que passou a pesquisar transtornos respiratórios em trabalhadores expostos a poeiras e substâncias tóxicas na indústrias de transformação havendo passado por sua mãos sete mil trabalhadores com tais afecções.

Foi perito em poluição do ar da OMS, secretário de medicina Social do INAMPS, secretário de Saúde do Estado da Bahia e secretário Geral da Associação Médica Brasileira (1981-1983).

Livros publicados:

1. De que adoecem e morrem os Trabalhadores (org.). São Paulo, Imesp/Diesat, 1986
  2. Políticas de Saúde e Assistência Médica. Um documento de Análise (org.). São Paulo, AMB, 1983
  3. Insalubridade: a morte lenta no trabalho (co-autor). São Paulo: Oboré,1989
  4. Hospital: História e crise. São Paulo, Cortez, 1993.
  5. Conversando sobre L.E.R., São Paulo, AFUBESP/Sind. Bancários de Campinas, 1993.
  6. L.E.R.: Conhecimento, práticas e movimentos sociais (org.). São Paulo, FSPUSP/SSESP, 1997.
  7. O Juiz sem a toga. Florianópolis: Lagoa. 2005.
  8. Os Operários do Direito. Florianópolis: Lagoa. 2009.
  9. Gritos e Silêncio. São Paulo. Editoria do autor. 2014.
  10. De que adoecem e morrem os trabalhadores na era dos monopólios: A violência do trabalho no Brasil. São Paulo: Cenpras, vol. 1, 2015.
  11. De que adoecem e morrem os trabalhadores na era dos monopólios: sociopatias, produção, violência, trabalho e saúde coletiva. São Paulo, Cenpras Vol. 2, 2017.