logo
logo

Samantha Camacam

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (FC/Unesp) (2017), Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (FCLAr/ Unesp) (2020) e, atualmente, Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (CECH/Ufscar) (2020/2024).
Desde a graduação tem se dedicado aos estudos marxistas sobre gênero, raça/etnia e classe social, especialmente, sobre a trajetória e o pensamento da socióloga Heleieth Saffioti. No mestrado, com financiamento CAPES, desenvolveu pesquisa sobre as contribuições de sua obra para teorização pedagógica e, em específico, para a pedagogia histórico-crítica. Agora, no doutorado (sob orientação da profa. Maria Aparecida de Moraes Silva), dedica-se a perscrutar a trajetória da intelectual brasileira Heleieth Saffioti (1934-2010), pioneira nos estudos sobre as mulheres na América Latina, compondo o campo da análise cultural e, em específico, da Sociologia dos Intelectuais.
Ademais, lecionou no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru (2018/2020) como professora bolsista. Compôs o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres do município de Bauru (SP), bem como o Núcleo Estadual de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP). Ainda, atuou na área de Saúde Mental como secretária executiva da Articulação Nacional Pró Encontro de Bauru: 30 Anos de Luta por uma Sociedade sem Manicômios (2017) e na área de Psicologia Social Comunitária no Projeto Formiguinha da cidade de Bauru (SP) (2017). Possui atuação e interesse nas seguintes áreas: feminismo, marxismo, sociologia dos intelectuais, movimentos sociais e epistemologia e ontologia feministas.
Projeto de pesquisa em andamento: Heleieth Saffioti (1934-2010): trajetória, obra e círculos político-intelectuais.

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.