logo
logo

Camponesas, fiandeiras, tecelãs e oleiras

camponesas

Camponesas, fiandeiras, tecelãs e oleiras

In: NEVES, Delma Pessanha (Org.). Mulheres camponesas; trabalho produtivo e engajamentos políticos. Niterói: Alternativa, 2013, p. 163-186.

Maria Aparecida de Moraes Silva

TEXTO COMPLETO: PDF

O Vale do Jequitinhonha constitui-se numa das regiões mais pobres do país. Situado no nordeste do estado de Minas Gerais, ocupa 13,5% do território mineiro e apresenta, do ponto de vista geográfico, duas grandes unidades diferenciadas: o Alto Jequitinhonha e o Médio Jequitinhonha. Historicamente, desde o século XVI, várias expedições dirigiram-se ao nordeste de Minas, à procura de riquezas minerais. No entanto, a ocupação definitiva ocorrerá no século XVIII com as atividades mineradoras e, em seguida, com as agropastoris. Evidentemente, esta ocupação, tal como em outras áreas do país, foi marcada pelas lutas com os índios. Vários documentos registram as guerras travadas contra os Botocudos, até sua capitulação, através da escravidão (SAINT HILAIRE, 1938, p. 48).

Mais informações: https://goo.gl/hXrjCU

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.