logo
logo

Defesa de tese: Ceifando a cana… Tecendo a vida. Um estudo sobre o pós/trabalho nos canaviais

pós/trabalho nos canaviais

No dia 10 de maio, às 09 horas, no auditório do Departamento de Sociologia, ocorrerá a defesa da tese de Tainá Reis, intitulada Ceifando a cana… Tecendo a vida. Um estudo sobre o pós/trabalho nos canaviais.

A tese trata sobre a trama de sociabilidade tecida pelos cortadores de cana a partir de seu adoecimento. O campo empírico foi em uma região de origem desses trabalhadores, em maioria migrantes, no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha/MG. Essa nova sociabilidade – estabelecida com diferentes agentes do Estado (assistentes sociais, psicólogas, médicos), que reorganiza as relações de gênero e tem impactos subjetivos profundos – foi chamada de pós/trabalho, elucidando que a sociabilidade capitalista se estende para fora do espaço-tempo de trabalho. O fim das relações de trabalho constitui, como visto no caso dos cortadores de cana descartados, uma outra sociabilidade vinculada exatamente ao espaço-tempo de trabalho, inaugura-se o pós/trabalho, tema não diferente, mas pertencente à Sociologia do Trabalho.

A banca será composta pelos professores: Herval Pina Ribeiro (UNIFESP), Vera Lúcia Navarro (USP), Isabel Pauline Hildegard Georges (UFSCar) e Rodrigo Constante Martins (UFSCar).

Published by

TRAMA

TRAMA

O Grupo TRAMA (Terra, Trabalho, Memória e Migração) dedica-se à pesquisa acadêmica e extensão. Está no PPGS da UFSCar, e é coordenado por Maria Ap De Moraes Silva.

Comments are closed.