Palestra sobre a relação entre o adoecimento e o trabalho do corte da cana

trabalho

Data: 14/11/2018

Local: Auditório do CECH – Área Sul – Campus UFSCar – São Carlos

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Departamento de Sociologia

Apoio: Capes

—————————-

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos promoverá a palestra “Os homens-cangurus dos canaviais alagoanos: um estudo sobre trabalho e saúde”. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Lúcio Vasconcellos de Verçoza, da Universidade Federal de Alagoas.

O livro “Os homens-cangurus dos canaviais alagoanos: um estudo sobre trabalho e saúde”, de autoria de Lúcio Verçoza, é fruto de sua tese de doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa recebeu o prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley, de melhor tese sobre os fenômenos relacionados ao mundo rural brasileiro (Rede de Estudos Rurais – 2016). É uma publicação da Edufal em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com a Rede de Estudos Rurais. O objetivo principal da pesquisa foi o de contribuir para as reflexões acerca do nexo causal entre o adoecimento e o trabalho do corte de cana. Os dados levantados apontam para a existência de relação direta entre o trabalho nos canaviais e o esgotamento prematuro das energias físicas e espirituais dos trabalhadores.

Lúcio Verçoza é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: agricultura e capitalismo, assalariamento rural, conflitos de classe e saúde do trabalhador. É membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Terra, Trabalho, Memória e Migrações” e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas. Na ocasião, o palestrante fará o lançamento do seu livro “Os homens-cangurus dos canaviais alagoanos: um estudo sobre trabalho e saúde”.