Mulheres e trabalho rural no Chile – publicações de Ximena Valdés

Em 2020 foram lançadas duas importantes publicações sobre o trabalho rural feminino chileno. O livro De la dominación hacendal a la emancipación precaria. Historia y relatos de mujeres: inquilinas e temporeras, e o livro Mujeres de Tierra y Fogo. Loceras de Pilén, de Ximena Valdés Subercauseaux.

Ximena Valdés  é docente na Escola de Geografia da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, no Chile, geógrafa pela Universidade de Paris VII e doutora em Estudos Americanos pelo Instituto de Estudios Avanzados da Universidad de Santigo de Chile. Criadora do Programa de Estudos e Capacitação da Mulher Campesina e Indígena, dentro do Círculo de Estudos da Mulher, da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, e membro desde os anos 1990 do Centro de Estudios de la Mujer (CEDEM), tem vasta produção sobre gênero, mulheres e ruralidade, e mudanças sociais no meio rural.

O livro De la dominación hacendal a la emancipación precaria trata do impacto dos processos macroeconômicos no cotidiano de mulheres trabalhadoras rurais, traçando as mudanças no campo de trabalho rural desde sua dominação dentro dos sistemas das fazendas na região central do país até a condição de assalariadas em empresas globalizadas nos vales do Norte. O livro pode ser acessado no link abaixo:

De la dominacion hacendal

No livro Mujeres de Tierra y Fogo, a autora traz a experiência das mulheres camponesas que se dedicam à cerâmica na região de Pilén, Chile. A cerâmica se mostra como um elemento de continuidade entre passado e presente, já que se constitui como uma prática feminina desde tempos pré-hispânicos. A memória das mulheres se expressa por meio da cerâmica, que tanto é uma atividade econômica de sobrevivência camponesa, quanto uma forma de resistência cultural. O livro pode ser acessado abaixo:

Mujeres de tierra y fuego