Relações de gênero na Assembleia de Deus: uma análise de trajetória feminina

Assembleia de Deus

Relações de gênero na Assembleia de Deus: uma análise de trajetória feminina

Revista de Ciências da Religião: história e sociedade. São Paulo: v. 13, n. 2, p. 109-133, jul./dez. 2015.

Claudirene Bandini. Pós‑doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política da Universidade Federal de São Carlos (NEREP/UFSCar) e da PUC‑SP

TEXTO COMPLETO: PDF

Resumo: O presente texto tem o objetivo de apresentar parte dos resultados de minha pesquisa de doutoramento, na qual analisei as práticas sociais de lideranças femininas em três igrejas pentecostais do Brasil: Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Assembleia de Deus. Contudo, neste texto versarei sobre as reformulações do discurso e das práticas sociais de mulheres líderes da Assembleia de Deus. Ao relacionar o trabalho empírico, baseado na análise de trajetória e história oral, com a categoria relacional e histórica do gênero, a pesquisa visibilizou “brechas” construídas pelas mulheres missionárias, circunstâncias e mecanismos de poder utilizados para resistir às discriminações sociais, à exclusão dos espaços de poder na igreja e aos impedimentos da realização de seus projetos individuais. A partir de um contexto histórico e cultural preciso – a Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira do Estado de São Paulo –, apresentarei uma trajetória feminina a fim de demonstrar alguns pontos de reflexão da pesquisa, ou seja, a capacitação efetiva de missionárias assembleianas, as realizações pessoais e as tensões vivenciadas tanto no casamento quanto na prática religiosa. Portanto, o enfoque está na relação entre o empoderamento feminino e o controle institucional. Assim sendo, a comunicação pretende contribuir para o debate em torno da pluralidade e das transformações existentes no universo religioso pentecostal brasileiro.

Link: https://goo.gl/5Q7MtE